Parques na Mídia
parques nacioanis turismo

Brasil tem mais de 70 parques nacionais; saiba como visitar

O Brasil possui, atualmente, 71 parques nacionais, administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, criada em 2007.

Os parques têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. São áreas de pesquisa científica, desenvolvimento de educação ambiental e turismo ecológico. E alguns podem ser visitados pela população.

Todos os biomas brasileiros possuem parques nacionais: 24 na Mata Atlântica, 20 na Amazônia, 15 no Cerrado, 8 na Caatinga, 3 no bioma marinho e 1 no Pantanal. Dos 6 biomas, apenas os Pampas Gaúchos não têm parque nacional.

Veja abaixo uma lista de alguns parques nacionais:

01. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, PE: Reconhecido e tombado pela UNESCO em 2011 como Patrimônio Mundial da Humanidade. É possível fazer mergulhos no fundo do mar e nadar com os golfinhos e conhecer sítios arqueológicos. Fernando de Noronha também é considerado um patrimônio histórico do país.

02. Monte Roraima, Roraima: Localizado na fronteira com a Venezuela e a Guiana, preserva parte da Amazônia no extremo norte do Brasil. O Monte Roraima é a maior atração turística do parque.

03. Serra do Cutia, Rondônia: Importante unidade de conservação da Amazônia em região com alta pressão de desmatamento. O turismo ainda pouco explorado.

04. Serra do Divisor, Acre: Criado na década de 1980 e localizado na fronteira com o Peru, este parque nacional foi estabelecido em meio a pressão internacional para preservação da Amazônia.

05. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, MT: Tem várias cachoeiras a serem exploradas como o Mirante do Véu de Noiva e o Circuito das Cachoeiras, quando é possível tomar banhos em até seis cachoeiras.

06. Parque Nacional do Iguaçu: É um Patrimônio Natural da Humanidade, tendo sido eleitas em 2011 como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. As Cataratas do Iguaçu recebem milhares de turistas todos os anos.

07. Serra da Mantiqueira, Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro: Possui o Pico das Agulhas Negras, quinto ponto mais alto do Brasil, com 2.791 metros, a famosa cachoeira Véu da Noiva e permite um mergulho no Lago Azul, uma piscina natural, com temperatura média da água de 12 graus.

08. Chapada dos Veadeiros, Alto paraíso- Goiás: O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros protege uma área do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

09. Chapada Diamantina, BA: Possui dezenas de trilhas, grutas e cachoeiras. É considerada a Disney do turismo de aventura. A famosa Cachoeira da Fumaça tem 380 metros de altura.

10. Parque Nacional da Tijuca, RJ: Uma das maiores florestas urbanas do mundo. Com o Corcovado com um de seus maiores símbolos. Possui o Pico da Tijuca – segunda maior montanha da cidade, com 1.022 m –, o Bico do Papagaio – com 989 m –, a Pedra Bonita – trilha considerada relativamente fácil, além de possibilitar opção de um salto duplo de asa delta e parapente – e a Pedra da Gávea, uma trilha íngreme e exigente.

11. Parque Nacional de Jericoacoara, CE: A famosa Pedra Furada é uma das atrações turísticas do parque. Também possui a famosa Duna do Pôr do Sol, onde visitantes e locais se encontram no fim da tarde, além de oferecer passeios de buggy ou um carro 4×4.

12. Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ: Possui trilhas como a Travessia Petrópolis-Teresópolis, que tem 30 km de subidas e descidas, Agulha do Diabo e o Dedo de Deus, que é o marco inicial do esporte no país.

13. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, MA: São 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. É uma paisagem surreal, formadas por dunas altas e curvilíneas, entremeadas por lagoas de água transparente.

14. Serra da Capivara, Piauí: Uma das maiores unidades de conservação da Caatinga, possui especial importância em estudos arqueológicos sobre a chegada do homem à América, e por conta disso, foi declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A partir de 2005 foi instituído um corredor ecológico para conectar os parques da Serra da Capivara e da Serra das Confusões.

20. Pantanal do Mato Grosso: Único parque nacional do bioma do Pantanal, apresenta inúmeras espécies de grandes mamíferos típicos desse bioma, como o cervo-do-pantanal, a onça-pintada e o tamanduá-bandeira.

Fonte: G1

Conteúdos relacionados