8 parques que protegem o patrimônio nacional

O Brasil não costuma ser visto como um país patriota, mas sem dúvida temos motivos para nos orgulharmos. Um exemplo é o nosso vasto patrimônio ambiental, cultural e histórico que, na maior parte dos casos, ainda se mantém distante dos brasileiros.

Na prática, ter orgulho significa valorizar e garantir a longevidade de ativos grandiosos, como as espécies de animais e plantas que só vivem em solo tupiniquim; registros históricos e arqueológicos que testemunharam a trajetória desse espaço em que habitamos; ou, ainda, as tradições culturais tão diversas que podem tornar uma viagem em território nacional a descoberta de uma nova terra.

Todos esses são patrimônios nacionais protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, em certos casos, patrimônios mundiais, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Pensando nisso, listamos alguns parques que conservam essa riqueza.

Parque Nacional da Serra da Capivara
No interior do Piauí está esse patrimônio reconhecido pela Unesco. Ali, além do bioma da Caatinga, estão mais de 400 sítios arqueológicos que abrigam pinturas e gravuras rupestres: o mais remoto vestígio da presença humana na América do Sul.

Parque Nacional da Serra da Capivara | Foto: Artur Warchavchik

Parque Estadual do Sumidouro
O parque faz parte da Rota Lund, em Minas Gerais, que abriga os primeiros vestígios arqueológicos descobertos no Brasil por Peter Lund, considerado o “pai da arqueologia” no País.

Parque Estadual do Sumidouro | Foto: Rafael Rodrigues Camargo

Parque Estadual do Pantanal
Reconhecido também como patrimônio mundial, o Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal inclui o parque que fica em território mato-grossense. A paisagem exuberante e a vasta biodiversidade garantiram o título a esse bioma tão peculiar.

Parque Estadual do Pantanal | Foto: Rosanetur

Parque Nacional Jaú e Parque Nacional Anavilhanas
Não é de surpreender que a riqueza natural da Amazônia seja, de fato, patrimônio nacional e mundial. Ambos os parques fazem parte do Complexo de Conservação da Amazônia Central, no Estado do Amazonas. Ali está o maior bioma do País e a maior floresta tropical do planeta.

 

Parque Nacional Jaú | Foto: Pedro Peron

Parques Nacionais do Pau-Brasil, do Monte Pascoal e do Descobrimento
Outro bioma tipicamente brasileiro que é reconhecido e protegido em âmbito nacional e mundial é a Mata Atlântica. Os três parques fazem parte da Costa do Descobrimento, local, nos Estados da Bahia e do Espírito Santo, onde a beleza natural se mistura a registros históricos e vestígios da chegada dos colonizadores portugueses. Isso, sem falar, é claro do imensurável patrimônio natural.

Parque Nacional do Monte Pascoal | Foto: Tubabr

E você, de que patrimônio se orgulha?

 

Publicado originalmente no Huffington Post Brasil.

Conteúdos relacionados