Parcerias em parques: experiência brasileira é apresentada em congresso europeu

O Semeia participou da Conferência Europarc 2017, encontro europeu com enfoque internacional que reúne especialistas para dialogar acerca de novas abordagens para enfrentar os desafios na gestão sustentável de áreas protegidas, olhando com cuidado para a conservação da natureza e do patrimônio cultural guardado por esses espaços.

Com o tema Novas Vozes, Novas Visões, Novos Valores para as Pessoas e a Natureza na Europa, o evento foi realizado na região das “Montanhas Mágicas”, em Portugal, e contou também com a presença de Marina Silva, keynote speaker, e de oficiais da União Europeia, além de receber representantes de 37 países.

As parcerias público-privadas como ferramentas para promover a sustentabilidade financeira e melhores serviços para a população foram o tema do workshop ministrado por Fernando Pieroni, diretor-executivo do Semeia, ao lado de Pia Söderlund, que apresentou o caso da associação finlandesa Friends of Bothnian Sea National Park. Em sua fala, Pieroni apresentou aspectos dos diversos modelos de parcerias, bem como os benefícios transversais que podem ser alcançados, atingindo tanto a conservação quanto a infraestrutura básica e de turismo.

“Vejo a participação no Europarc como um passo importante para o Semeia. Além de todo o aprendizado sobre modelos de gestão sustentável dos parques, pudemos levar a perspectiva brasileira e estabelecer relacionamentos para aprofundar essa troca de experiências. Acredito que cada vez mais precisaremos trabalhar em rede, apoiando-nos uns nos outros.”, afirma Pieroni.

Conteúdos relacionados