Uma dica para cumprir 5 resoluções de Ano Novo: Vá ao parque!

Entra ano, sai ano e você continua fazendo resoluções para ter uma vida melhor a partir de 1º de janeiro. É claro que você pode começar bons hábitos em qualquer dia, mas tem vezes em que a virada do calendário dá aquele empurrãozinho que faltava. Seja quando for, siga uma simples dica: vá ao parque!

Aproveite que você está no Brasil, o país com a maior biodiversidade do mundo, e explore a vida guardada nesses espaços. No parque urbano mais perto da sua casa ou no parque natural que parece que só existe em foto, esse é um programa que você pode fazer sem gastar nada e realmente ter a chance de atingir ao menos cinco resoluções de ano novo.

1. Fazer exercícios

Quer incluir atividades físicas na sua rotina sem ter que ir à academia? Os parques urbanos estão cheios de possibilidades: de aulas em grupos a espaços para você treinar sozinho. Quando tiver um pouco mais de tempo, os parques naturais são guardiões de trilhas e atividades que deixam o exercício ainda mais agradável.

2. Ter mais saúde

Além de te incentivar a se movimentar e te tirar da poluição urbana, já está comprovado que o contato com a natureza tem efeitos positivos na saúde. Inclusive, na Coreia do Sul, há iniciativas que levam pessoas doentes aos parques como tratamento complementar aos remédios e terapias receitados pelo médico.

3. Meditar

A prática tem sido cada vez mais procurada por quem quer combater o estresse e a ansiedade. Adivinha quem pode te ajudar com isso? Ela mesma; a natureza! Desligue seu celular por alguns minutos e procure um gramado tranquilo para se sentar e começar, enfim, a meditar.

4. Passar mais tempo com a família

Todo mundo está cheio de compromissos que fazem o dia começar cedo demais e acabar tarde demais para que haja tempo de curtir a família. Por isso, coloque prioridade e faça um compromisso com seus filhos, pais ou irmãos de fazer algo juntos toda semana. A vantagem dos parques é que são democráticos: tem atividades para todos os gostos e idades. De museus a esportes radicais.

5. Fazer trabalho voluntário

Bateu aquele sentimento de que está na hora de retribuir tudo o que vida tem lhe oferecido? Talvez o trabalho voluntário realmente seja ideal para você. Os parques, que acabam tendo poucos recursos e poucos braços, estão sempre precisando de uma mãozinha. Para descobrir o que você pode fazer para ajudar, confira a lista de trabalhos voluntários no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Assim, na chegada do próximo dezembro, a leveza e a alegria de ter cumprido o seu objetivo vão se somar ao bem-estar proporcionado pelas horas passadas sob a sombra das árvores.

Faça o teste!

Publicado originalmente no Huffington Post Brasil.

Conteúdos relacionados