Saiu na Mídia
Turismo

Neve no Brasil?

Sim, você pode encontrar em… Parques! Ok, não é nenhuma surpresa quando nossa Pátria tropical é surpreendida pela neve, mas, o que vem à sua cabeça quando você pensa nos parques do Brasil? Verde exuberante, cachoeiras, praias… Certo? Certo, só que, em alguns deles, os flocos branquinhos também dão as caras no inverno. Se você é um “caçador de neve”, veja abaixo onde encontrá-la no Brasil.

 

1. Parque Nacional de São Joaquim

 

O inverno é a melhor época para visitar a parte alta do parque na serra catarinense. Mas, e o frio? Bom, é mais uma das atrações. A temperatura pode chegar a 13 graus negativos, e a neve é bastante comum durante a estação. Esse clima pode sugerir o contrário, mas, por ali, é possível testemunhar a beleza de diferentes vegetações, como as Matas de Araucárias, os Campos de Altitude e Matinhas Nebulares, além da Mata Atlântica. A Pedra Furada e o Morro da Igreja — ponto mais alto do parque — são os principais atrativos, mas o São Joaquim também é casa do Cânion Laranjeiras. Para visitar, acesse o site.

 

2. Parque Natural Municipal das Araucárias

 

Guarapuava, no Paraná, é uma das cidades mais frias do Brasil, e isso se reflete neste parque municipal. Durante o inverno, nos dias mais frios, a temperatura atinge níveis abaixo de zero e não é incomum nevar por lá. Se o frio apertar durante a visita, você pode esquentar o corpo em uma das trilhas ecológicas ou conferir a estufa com espécies nativas e exóticas. Aliás, o parque é o paraíso — nem tão tropical — dos fissurados em botânica e conta com dois viveiros e o Museu de Ciências Naturais. Veja mais nesta página no Facebook.

 

3. Parque Nacional do Itatiaia

 

Todos os anos, a parte alta do Itatiaia se enche de curiosos em busca da neve. A temperatura por lá já chegou a -9°C, fazendo que as folhas amanhecessem cobertas de gelo. Localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, o parque é ideal para quem ama trilhas e cachoeiras. Aliás, o inverno é a melhor época para fazer a travessia do planalto. Saiba mais neste site.

 

Publicado originalmente no Huffington Post Brasil.

Conteúdos relacionados