Glossário

Descrição de termos utilizados em nosso sistema.

Tipos de parques


Parque natural

São grandes áreas demarcadas pelo governo para conservação do meio ambiente. Estão usualmente mais afastadas dos centros urbanos e são frequentadas por turistas em busca de aventura, contato com a natureza preservada e contemplação de belezas naturais.

Parque urbano

São áreas públicas com muito verde dentro das cidades. São usualmente frequentadas pela população para a prática de esportes, atividades de lazer, entretenimento e como opção de contato com a natureza nos centros urbanos.

Amazônia

Localizado majoritariamente no norte do país, apresenta clima quente e úmido. A vegetação é densa e caracterizada por florestas com árvores multifoliadas de grande porte.

Biomas


Caatinga

Localizado em grande parte na região nordeste do país, apresenta clima semiárido. A vegetação é típica de 'savana estépica' e apresenta tanto cactos quanto árvores baixas e arbustos que tendem a perder sua folhagem nos períodos de seca.

Cerrado

Localizado principalmente na região central do país, apresenta clima tropical sazonal (com períodos chuvosos e períodos secos). A vegetação é do tipo savana e apresenta gramíneas, arbustos e árvores de troncos retorcidos de porte pequeno ou médio.

Marinho - costeiro

Uma transição entre os ecossistemas continentais e marinhos. Tende a apresentar manguezais, recifes de corais, dunas, costões rochosos, praias, falésias, ilhas, lagoas, restingas, brejos e estuários.

Mata Atlantica

Localizado principalmente nas áreas litorâneas do país, apresenta clima predominante tropical-úmido. A vegetação é caracterizada por árvores de grande e médio-porte, que formam florestas densas e fechadas.

Pampa

Localizado inteiramente no estado do RS, apresenta clima subtropical com quatro estações do ano bem definidas. A vegetação tem predominância de gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte.

Pantanal

Localizado em partes do MT e MS, apresenta clima tropical continental com verão chuvoso e inverno seco. A vegetação apresenta gramíneas, árvores de médio porte, plantas rasteiras e arbustos.

Esfera administrativa


Federal

Parques sob a responsabilidade do governo federal.

Estadual

Parques sob a responsabilidade dos governos estaduais ou pelo governo do Distrito Federal.

Municipal

Parques sob a responsabilidade dos governos municipais.

Fase do processo licitatório


Intenção

Governo apresentou publicamente a intenção de realizar um projeto de parceria e pode estar realizando estudos prévios de viabilidade.

Andamento

Governo abriu um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para que interessados apresentem estudos que venham a subsidiar a modelagem do edital.

Modelagem do edital

Governo está elaborando um edital de licitação pensando em uma parceria.

Consulta pública

Governo publicou edital preliminar para discussão com a sociedade com o intuito de obter sugestões e críticas para seu aprimoramento.

Edital publicado

Governo publicou edital definitivo e aguarda a data do leilão para a apresentação das propostas por potenciais entes privados interessados na parceria.

Avaliação das propostas

Governo recebeu as propostas e está analisando estas para definir o vencedor da licitação.

Vencedor declarado

Foi definido o vencedor da licitação, mas o governo ainda não assinou o contrato de parceria.

Contrato assinado

Governo assinou o contrato com o vencedor da licitação, que assumiu a responsabilidade pelo comprimento das obrigações previstas no contrato de parceria

Licitação deserta

Governo publicou o edital, mas nenhum ente privado apresentou propostas na licitação. O projeto não foi revogado e ainda pode ser relançado.