Carregando...

1.Quem somos

1.Quem somos

O Instituto

Trabalhamos para transformar as áreas protegidas em motivo de orgulho para brasileiros e brasileiras.

O que nos move

Acreditamos que os parques naturais e urbanos podem se tornar uma fonte expressiva de riqueza para o país, contribuindo para a geração de emprego, renda, lazer e bem-estar para a população. A construção dos mais variados modelos de parcerias entre os setores público e privado para aportar novos recursos e ferramentas para a gestão desses espaços pode ajudar a tornar esse potencial uma realidade. Por meio desse instrumento, são geradas novas oportunidades de ofertar serviços de qualidade à sociedade, permitindo, assim, que os parques cumpram seu papel de promoção do desenvolvimento socioeconômico e de estímulo à visitação, de maneira a conscientizar a população sobre a relevância da conservação dessas áreas.

Como vamos chegar lá

Apoiamos governos na concepção e implementação de projetos de parcerias em parques. Atuamos como um think-tank na coleta, sistematização e divulgação de conhecimento específico relevante e na articulação entre governos, parceiros privados e entidades do terceiro setor para a promoção de diálogos e viabilização dessas parcerias. Buscamos fortalecer a atuação em nossa rede de apoiadores para alavancar vocações complementares e ampliar o impacto do nosso trabalho. Dessa forma, esperamos contribuir também para que a sociedade compreenda o potencial das parcerias e dos próprios parques.

2.Mensagem do Conselho e do Diretor-Presidente

2.Mensagem do Conselho e do Diretor-Presidente

O Instituto Semeia, através de seus colaboradores, vem manifestar sua solidariedade aos milhares de brasileiros que sofrem com a perda de entes queridos e aos milhões que se tornaram vulneráveis, sem condições mínimas de levar renda e conforto para suas famílias. Esta tragédia, chamada Covid-19, alcançou o mundo como um todo, mas teve um impacto ainda maior no Brasil, nos alertando sobre a falta de resposta da máquina pública, a evidência da vergonhosa desigualdade que toleramos em nossa sociedade, e a pouca educação de um povo que, em grande parte, não foi capaz de compreender a importância e de pôr em prática as medidas de segurança e isolamento, fato agravado pelo comportamento de lideranças que desprezam as orientações da Ciência.

Mesmo em meio a esse contexto delicado, que levou parques e demais unidades de conservação a terem suas atividades suspensas por muitos meses, além de redução no orçamento de gastos necessários a sua manutenção e preservação, seguimos trabalhando intensamente no nosso projeto, que, mais agora do que em tempos passados, acreditamos que contribuirá com a recuperação social e econômica, com a melhoria da qualidade de vida do nosso povo e a projeção positiva da imagem do nosso país no exterior na área ambiental. Estes são os elementos que nos fazem acordar cedo com a energia necessária para fazer sempre melhor, visualizando um Brasil que traz esperança para todos os brasileiros.

Em 2020, celebramos a expansão de programas de parcerias e concessões, nos três níveis da federação, envolvendo parques naturais e urbanos, como instrumentos de apoio ao poder público para a conservação e a oferta de mais e melhores serviços à população. Licitações como a do Parque Nacional de Aparados da Serra (Governo Federal), do Núcleo Caminhos do Mar do Parque Estadual Serra do Mar (Estado de São Paulo), e do Parque da Orla do Rio Guaíba (Porto Alegre) são exemplos que ilustram essa evolução.

Essa tendência deve ser aprofundada com o engajamento de novos atores, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que, em parceria com o Semeia, iniciou um amplo programa de apoio a governos estaduais para a estruturação de parcerias em parques. Também seguimos acompanhando e contribuindo com os projetos do PPI, que, no ano passado, qualificou mais nove unidades de conservação federais em seu programa de concessão, alçando nossos parques ao status de projetos estratégicos do país.

A busca por novos modelos de gestão de áreas protegidas requer um diálogo amplo, e, dentre as iniciativas do Semeia em 2020, destacamos o lançamento de estudos como Parques&Sociedade e a série de webinars SemeiaLive, em que discutimos turismo, visitação, saúde pública, diversidade, voluntariado e outras questões relevantes aos parques, reforçando nosso papel de articulação e diálogo com os mais diversos públicos.

Com esse mesmo propósito, temos cada vez mais nos dedicado a acompanhar a gestão dos parques, apontar melhores práticas, sugerir correções de rumos e, sobretudo, enriquecer e qualificar o debate público transparente com os múltiplos stakeholders envolvidos. Em ação conjunta com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), lançamos a publicação Parques para Todas e Todos – Sugestões para a Implantação de Parques Urbanos Com Perspectiva de Gênero, uma ferramenta para inspirar a construção de áreas verdes mais diversas. Com a Coalizão Pró-UC, participamos de mais uma edição da campanha “Um Dia no Parque”, que, em 2020, contou com uma programação on-line.

E, à vista dos desafios enfrentados durante a pandemia, também decidimos desenvolver ações paralelas a nossa causa para minimizar os impactos dessa crise sobre a sociedade, já que, além do nosso senso de responsabilidade como instituição de impacto, a visitação aos parques depende, antes de tudo, de uma volta à normalidade. Em parceria com importantes instituições dedicadas à saúde pública, apoiamos, dentre outras ações, o estudo SoroEpi, projeto de monitoramento da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Enfim, 2020 foi um ano atípico e desafiador, mas que reforçou o compromisso do Semeia em transformar nossos parques em motivo de orgulho para brasileiros e brasileiras. Continuaremos atentos às oportunidades de melhorias institucionais e aos marcos regulatórios necessários para garantir a eficiência e a implementação de novos modelos de gestão, além de contribuir com iniciativas que possam acelerar e concretizar as parcerias público-privadas, para que a população tenha mais acesso a esse importante patrimônio natural.

O capital natural do Brasil deve, cada vez mais, ser pilar estratégico e direcionador do desenvolvimento socioeconômico do país. A guinada que temos visto no mundo a partir das eleições nos Estados Unidos e da retomada de compromissos ambientais por grandes potências mundiais só reafirma a importância de pensarmos uma agenda ambiental moderna e estratégica, compatível com as demandas do século XXI. Para isso, estaremos sempre prontos para apoiar governos e sociedade civil a tornar essa ambição uma realidade.

3.Ajudando governos a cuidar de parques

3.Ajudando governos a cuidar de parques

A cada parceria firmada para a gestão de parques naturais e urbanos pelo país, novas oportunidades de melhoria de acesso e de experiências nesses locais são geradas em benefício da sociedade.

Acreditamos cada vez mais que as parcerias são um caminho possível para apoiar a gestão pública na criação e manutenção dessas áreas, fornecendo subsídios para o aprimoramento de infraestrutura e serviços que possam gerar novas oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Há dez anos temos apoiado governos de todas as esferas – federal, estadual e municipal – na estruturação e implementação de programas de parceria voltados à gestão e valorização de parques brasileiros. Além disso, atuamos diretamente na construção e no fortalecimento de um ambiente jurídico e institucional pautado pela ética e transparência, que incentive a criação de iniciativas comprometidas com o meio ambiente e a sociedade.

Atualmente, o Semeia já mapeou 68 parques, entre naturais e urbanos, para os quais há intenção do poder público em desenvolver parcerias, além de inúmeras equipes governamentais, nos três níveis da federação, devidamente constituídas e já mobilizadas para avançar com os projetos.


4.Apoio ao engajamento privado nas parcerias em parques

4.Apoio ao engajamento privado nas parcerias em parques

Mesmo em meio às adversidades geradas pela pandemia da Covid-19, o ano de 2020 foi marcado pelo crescente engajamento de atores privados nos projetos de parcerias e concessões em parques pelo país.

Nesse sentido, a promoção de espaços de interlocução foi fundamental para ampliar e lançar luz sobre novas oportunidades de parcerias, além de apoiar os atores privados envolvidos nessa agenda no enfrentamento dos impactos decorrentes da pandemia.

À vista disso, em 2020, realizamos encontros virtuais e reuniões de apresentação de projetos, a fim de proporcionar ambiente favorável à interação entre governos e potenciais investidores, como forma de ajudar a disseminar o portfólio de projetos brasileiros e fomentar soluções que impulsionassem as parcerias nesse período de pandemia.

Com isso, auxiliamos a projetar novas oportunidades de investimentos em parques, ao passo que colaboramos para consolidar as parcerias como instrumento aliado ao desenvolvimento socioeconômico, à conservação e valorização das áreas protegidas do país, em sinergia com outra agenda igualmente relevante para o mercado: a agenda global de ESG (em português, Ambiental, Social e de Governança).


Semeia Webinar - Parcerias em Parques

Para dialogar sobre os desafios e as perspectivas dos projetos de parcerias em parques frente ao contexto de pandemia da Covid-19, idealizamos e lançamos a série Semeia Webinar – Parcerias em Parques.

Ao longo do ano, promovemos 11 encontros virtuais focados na interlocução com concessionárias de parques naturais e urbanos do país – Parquetur, Grupo Cataratas, Construcap, Urbanes e Macuco Safari –, além de fóruns realizados com autoridades e especialistas do governo federal, estadual e municipal, e encontros técnicos que abordaram temas como reequilíbrio de contratos e estudos de demanda.


5.Semeando conhecimento

5.Semeando conhecimento

Os estudos que publicamos em 2020 trouxeram, em perspectiva, experiências e aprendizados, além de boas práticas adotadas em áreas protegidas do Brasil e do mundo.

A partir da produção e disseminação de conhecimento, ajudamos as equipes gestoras de parques e demais atores envolvidos nesta agenda a enfrentar os desafios que têm pela frente, especialmente aqueles gerados pelo contexto de pandemia.

Acreditamos que quanto mais conhecimento sobre parques e áreas verdes é disseminado na sociedade, maior também será o engajamento das pessoas com a conservação desses espaços. Da mesma forma, acreditamos que todo o conhecimento produzido é um modo de contribuir para que novas iniciativas focadas no desenvolvimento sustentável dessas áreas sejam criadas e reverberadas em melhorias de acesso e serviços às pessoas.


6.Engajamento com a causa

6.Engajamento com a causa

Estimular a aproximação das pessoas com os parques e conscientizá-las sobre o valor e a importância dessas áreas para a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar das pessoas é uma das grandes missões do Semeia.

Para alcançá-la, atuamos em rede com diversos parceiros que também acreditam nesta causa e nos ajudam a disseminar informação e conhecimento sobre os parques, além de potencializar ações que promovam cada vez mais o envolvimento e a conexão das pessoas com esses espaços.


SemeiaLive

Para promover diálogos inspiradores sobre parques, saúde e sociedade entre os mais diversos públicos envolvidos ou interessados nesta agenda, em 2020 lançamos a série de webinars SemeiaLive. A iniciativa contou com a realização de 20 encontros on-line, transmitidos pelo canal do Semeia no Youtube e Facebook, e reuniu especialistas de diferentes áreas que abordaram temas relacionados aos benefícios dos parques para a saúde e qualidade de vida, ao uso público dessas áreas, entre outros.


Um Dia no Parque

Clique na imagem e assista ao festival Um Dia no Parque 2020.

Assista aqui ao festival Um Dia no Parque 2020.

Um Dia no Parque

Em decorrência das medidas de proteção contra o coronavírus, a terceira edição da campanha “Um Dia no Parque” contou com uma programação on-line, entre 12 e 18 de outubro. Nesse período, foram realizados webinars temáticos, além de um festival com apresentações artísticas e culturais, e depoimentos de personalidades públicas da agenda ambiental brasileira.

Também foram registradas 170 ações presenciais em unidades de conservação que já estavam abertas ao público. A campanha é promovida anualmente pela Coalização Pró-UC com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da conservação e valorização das UCs, além de promover a aproximação das pessoas com a natureza e o fortalecimento do vínculo com esses espaços. Apoiamos a iniciativa por meio do aporte financeiro em atividades realizadas e no desenvolvimento de ações de engajamento e relacionamento com a mídia.


Participação em Eventos

A construção de uma agenda comum e positiva para os parques brasileiros demanda, sobremaneira, a promoção de diálogos entre os mais diversos públicos envolvidos nesta causa.

Mesmo em meio às limitações do contexto de pandemia, que impossibilitaram o contato presencial entre as pessoas, participamos de diversos fóruns on-line que contribuíram para fomentar a interação e a troca de conhecimento sobre os parques e seus modelos de gestão.



Engajamento além da causa

Como organização da sociedade civil que atua pela valorização dos parques brasileiros – e, por meio deles, pelo lazer, pela cultura e pelo bem-estar das pessoas –, entendemos a real necessidade de (re)agirmos em prol de uma causa emergente em 2020: a saúde coletiva.

Por isso, para além das nossas atividades regulares, no último ano unimos esforços a iniciativas focadas em minimizar os efeitos da pandemia em nosso país.


Projeto SoroEpi MSP - Estudo de Monitoramento da Covid-19 na cidade de São Paulo

Respiradores para a Rede Pública de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo

SP Mais Humana

Apoiamos a execução do projeto piloto SoroEpi MSP, que tem como objetivo estimar o percentual de pessoas infectadas pela Covid-19 na cidade São Paulo e, a partir disso, fornecer análises científicas que possam ajudar a subsidiar políticas públicas voltadas ao controle e combate do coronavírus no município. A iniciativa é conduzida por pesquisadores da Universidade de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo, em parceria com o Grupo Fleury e o IBOPE Inteligência, além de contar com o apoio do programa Todos pela Saúde. Em 2020, o estudo foi realizado em quatro etapas. Veja as principais reportagens sobre os resultados de cada fase:

Realizamos doações para a compra de 206 respiradores pulmonares que foram destinados a unidades da Rede Pública de Saúde do estado de São Paulo. A iniciativa foi idealizada e desenvolvida pela Comunitas, com o apoio do Semeia e de outras organizações sociais.

Por meio da plataforma SP Mais Humana, realizamos doações para compras de cestas básicas que foram direcionadas aos principais programas sociais mantidos pelo Fundo Social do Estado de São Paulo.

7.Semeia na mídia

7.Semeia na mídia

A despeito do contexto de cobertura midiática majoritariamente pautada pela Covid-19, em 2020 também tivemos a oportunidade de contribuir com o debate público sobre a agenda de parques no Brasil.

Acreditamos que a projeção midiática pode ajudar a sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a grande importância dos parques para a qualidade de vida, o lazer, a cultura e o desenvolvimento socioeconômico do país, além de contribuir para o entendimento dos benefícios que os modelos de parcerias podem agregar à gestão e, por consequência, à conservação e valorização dessas áreas.

Dentre os assuntos repercutidos pela mídia no último ano, destaca-se a abordagem sobre o papel promotor dos parques e áreas verdes para a saúde pública, principalmente em um momento em que grande parte da população se encontrava em isolamento social por conta da Covid-19. Nesse sentido, contribuímos para ampliar essa discussão, trazendo dados e informações que ajudaram a posicionar esses espaços como vetores de coesão e bem-estar social.


8.Parcerias

8.Parcerias

Em um ano tão atípico como 2020, a união de esforços foi fundamental para continuar o nosso trabalho de impacto voltado ao aprimoramento da gestão dos parques brasileiros.

Por meio de parcerias com diferentes atores, desenvolvemos iniciativas que lançaram luz sobre temas emergentes e estruturais relacionados à promoção e valorização de áreas protegidas do país.


Logo Colorado State

Em 2020 nossa parceria com a CSU resultou em ações voltadas à disseminação de conhecimento para a sociedade civil e as equipes gestoras de parque.

+ Ler tudo
Logo Unidos Cuidamos

No último ano, demos continuidade ao trabalho de articulação sistemática para defesa das unidades de conservação brasileiras liderado pela Coalizão Pró-UC.

+ Ler tudo
Logo UNOPS

Em 2020 lançamos a publicação Parques Para Todas e Todos - Sugestões para a implantação de parques urbanos com perspectiva de gênero, desenvolvida em parceria com o UNOPS, com o apoio da ONU Mulheres e UNAIDS.

+ Ler tudo
Logo BNDES

Em parceria com o BNDES, desenvolvemos uma série de iniciativas, incluindo reuniões e capacitações para apoiar governos estaduais em seus programas de concessão de parques.

+ Ler tudo
Logo WWF

Conforme descrito na seção “Semeando Conhecimento”, ministramos uma das disciplinas do Curso EAD-WWF Brasil: Gestão de Áreas Protegidas.

+ Ler tudo
Logo Sesc

Nossa parceria com o SESC São Paulo resultou em nossa participação no Curso de Gestão de Áreas Naturais Protegidas, descrito em seção anterior deste relatório.

+ Ler tudo
Logo Banco Mundial

Em continuidade ao trabalho iniciado em 2019, trabalhamos em conjunto com o Banco Mundial para apoiar o desenvolvimento de parcerias para as UCs do Tocantins, em especial, o Parque Estadual do Jalapão.

+ Ler tudo

9.Resultados econômico-financeiros

9.Resultados econômico-financeiros

Aplicação de recursos

À luz do contexto excepcional da pandemia, algumas iniciativas previstas para o ano foram adaptadas, e outras, canceladas. Nesse sentido, o orçamento inicial de 2020 passou por arranjos1 que representaram uma redução de 11,5% do orçamento total inicial.

Deste valor contingenciado, tivemos ainda uma economia de 6% em relação ao valor orçado para o período.

1 Parte dos valores foi destinado às ações elencadas no tópico “Engajamento além da causa”, disponível neste relatório.

Demonstrativo de Valor Adicionado

Parecer da Auditoria

Prezamos pela transparência em todos os nossos processos de gestão. Por isso, adotamos as melhores práticas de governança organizacional e, anualmente, nossos resultados são auditados e reportados.

Prezamos pela transparência em todos os nossos processos de gestão. Por isso, adotamos as melhores práticas de governança organizacional e, anualmente, nossos resultados são auditados e reportados. Clique aqui e veja o parecer da auditoria realizada em 2020.

Clique aqui e veja o parecer da auditoria realizada em 2020.

10.Expediente

10.Expediente

Conselho

Pedro Luiz Barreiros Passos

Fundador do Semeia, Pedro participa de diferentes conselhos e entidades dedicados ao desenvolvimento industrial e social do país, sendo presidente da Fundação S.O.S. Mata Atlântica desde 2013. Fundou também a Natura, de cujo Conselho de Administração é hoje copresidente. É formado em engenharia de produção pela USP e em administração de empresas pela FGV.

Guilherme Ruggiero Passos

Formado em Engenharia de Produção pela USP com MBA pela London Business School, Guilherme é gestor da Anima Investimentos, escritório de gestão patrimonial. Anteriormente, trabalhou na Pragma Patrimônio e na Bain & Company.

Diego Freitas

Formado em Ciências Econômicas pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), participou de programas de educação executiva em Columbia e de desenvolvimento para Conselheiros de Administração no IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Diego é sócio na Anima Investimentos e gestor responsável pelas estratégias locais.

Fábio Tran

Diretor da Omidyar Network, Fábio co-lidera os investimentos em educação na América Latina, com ênfase no Brasil. Anteriormente, trabalhou na Rocket Internet, assumindo diferentes posições de liderança no portfólio de consumer tech na América Latina e Europa. Atuou, também, como diretor-executivo da Fundação Estudar.

Lucilene Silva Prado

Advogada com atuação em direito empresarial e tributário, foi diretora jurídica da Natura e atualmente é sócia do escritório Derraik e Menezes Advogados. É professora do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) e preside os Conselhos Fiscais do Instituto Natura e da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade).

Equipe

Adriano Sundfeld

/

Projetos

Aline Rezende

/

Comunicação

Fernando Pieroni

/

Diretor-Presidente

Joice Tolentino

/

Relações Institucionais

Lorena Assis

/

Administrativo-Financeiro

Mariana Haddad

/

Conhecimento

Olavo Makiyama

/

Projetos

Rodrigo Góes

/

Projetos

Stefanie Saturnino

/

Projetos

Victor Hugo Costa

/

Projetos

Colaboradores externos

O Semeia trabalha com empresas contratadas para a realização de atividades específicas relacionadas à gestão institucional e ao desenvolvimento de projetos.

Consultores:
Bárbara Matos, Carlos Falcão, Kleriston Karlos, Maria Isabela Meloncini, Ricardo Silva.

Estudos técnicos:
Havine Research, Locomotiva Instituto de Pesquisa, Urban System.

Audiovisual:
Volpe Deejay

Assessoria de imprensa:
Tamer Comunicação Empresarial

Contabilidade:
RGM

Design e Comunicação Digital:
Ativ Green

Gestão de Recursos Humanos:
Bordin

Tecnologia da Informação:
Trivor

Consultoria Jurídica:
Derraik & Menezes Advogados Associados

Auditoria:
AUDISA

Siga-nos também pelas nossas redes sociais

semeia.org.br

Créditos

Capa
1. Parque Estadual do Jalapão (TO) | Julius Dadalti / CC BY-SA 4.0

2. Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS) | Paulo Robson de Souza / CC BY-SA 4.0

3. Parque Nacional da Serra Geral (RS) | Vinicios de Moura / CC BY-SA 3.0

4. Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (SP) | Andre Daffara / CC BY-SA 4.0

5. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) | Cristiano Quintino / CC BY-SA 3.0

6. Parque Municipal de Belo Horizonte (MG) | Paulo JC Nogueira / CC BY-SA 3.0

7. Rafael Barreto / CC BY-SA 4.0

8. Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA) | RobertoCostaPinto / CC BY-SA 4.0

9. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MS) | integracaochapadadosguimaraes / CC BY 2.0

1. Quem somos
Capa:
Parque Nacional do Catimbau (PE) | Elias Rodrigues de Oliveira (EROliveira) / CC BY-SA 4.0

2. Mensagem do Conselho e do Diretor-presidente
Capa:
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) | Lfcassino / CC BY-SA 4.0

3. Ajudando governos a cuidar de parques
Capa:
Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) | Ricardo Maia

Governo Federal:
Parque Nacional Aparados da Serra (RS) | Germano Roberto Schüür / CC BY-SA 3.0

Programa do BNDES de apoio aos governos estaduais:
Parque Estadual do Ibitipoca (MG) | Glauco Umbelino / CC BY 2.0

Estado de São Paulo:
Parque Estadual Serra do Mar (SP) | Luciano Thomazelli / CC BY-SA 3.0

Estado de Minas Gerais:
Gruta do Maquiné, Rota Lund (MG) | Sylvio Bazote / CC BY-NC-SA 2.0

Estado do Mato Grosso:
Parque Estadual das Águas Quentes (MT) | CUCO-SEMA-MT
Prefeitura de São Paulo (SP):
Parque Trianon (SP) | marciookabe / CC BY 2.0

Prefeitura de Porto Alegre (RS):
Parque da Orla do Guaíba em Porto Alegre (RS) | PMPA Luciano Lane

Prefeitura de São José dos Campos (SP):
Parque Municipal Roberto Burle Marx (SP) | Fernando Stankuns / CC BY-NC-SA

4. Apoio ao engajamento privado nas parcerias em parques
Capa:
Parque Nacional de Itatiaia | Misstetei / CC BY-SA 3.0

Reuniões de apresentação de projetos

1. Parque Nacional da Serra Geral (RS) | Rodrigo Kaspary / CC BY-SA 3.0

2. Rota Lund Gruta do Maquiné (MG) | Sylvio Bazote / CC BY-NC-SA 2.0

3. Parque Orla do Guaíba (RS) | Joel Vargas / CC BY-NC-SA 2.0

4. Parque Veu das Noivas (MG) | Vicente Eugenio / CC BY 2.0

5. Semeando conhecimento
Capa:
Parque Nacional do Pau Brasil | Luciano Candisani

6. Engajamento com a causa
Capa:
Serra da Mantiqueira | Daniela Lopes Segadilha / CC BY-SA 4.0

7. Semeia na mídia
Capa:
Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS) | Lucas Cordeiro Barbosa Dijigow / CC BY-SA 4.0

8. Parcerias
Capa:
Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) | Darli Morais / CC BY-SA 3.0

9. Resultados econômico-financeiros
Capa:
Fernando de Noronha (PE) | NicolasAlbuquerqueWolf / CC BY-SA 3.0

10. Expediente
Capa:
Parque Estadual de Vila Velha (PR) | Gustavo Saddi Barbosa / CC BY-SA 4.0