Carregando...

1.Quem somos

1.Quem somos

O Instituto

Trabalhamos para transformar as áreas protegidas em motivo de orgulho para brasileiras e brasileiros.

O que nos move

Acreditamos que os parques naturais e urbanos podem se tornar uma fonte expressiva de riqueza para o país, contribuindo para a geração de emprego, renda, lazer e bem-estar para a população. A construção dos mais variados modelos de parcerias entre os setores público e privado para aportar novos recursos e ferramentas para a gestão desses espaços pode ajudar a tornar esse potencial uma realidade. Por meio desse instrumento, são geradas novas oportunidades de ofertar serviços de qualidade à sociedade, permitindo, assim, que os parques cumpram seu papel de promoção do desenvolvimento socioeconômico e de estímulo à visitação, de maneira a conscientizar a população sobre a relevância da conservação dessas áreas.

Como vamos chegar lá

Apoiamos governos na concepção e implementação de projetos de parcerias em parques. Atuamos na coleta, sistematização e divulgação de conhecimento específico relevante e na articulação entre governos, parceiros privados e entidades do terceiro setor para a promoção de diálogos e viabilização dessas parcerias. Buscamos fortalecer a atuação em nossa rede de apoiadores para alavancar vocações complementares e ampliar o impacto do nosso trabalho. Dessa forma, esperamos contribuir também para que a sociedade compreenda o potencial das parcerias e dos próprios parques.

2.Mensagem do Conselho e do Diretor-Presidente

2.Mensagem do Conselho e do Diretor-Presidente

Após um início dramático, com o recrudescimento da pandemia de Covid-19 e o agravamento das suas consequências sociais e econômicas, o ano de 2021 trouxe, enfim, esperança. A vacinação – apesar da contrariedade de certas lideranças políticas do país – nos permitiu voltar a sonhar e nos devolveu a liberdade de circular pelos espaços públicos de que tanto gostamos.

Os parques, claro, estão entre eles. E ressurgem com papel ainda mais importante para a sociedade, após as agruras do distanciamento social. Mais do que nunca, essas áreas serão requisitadas em suas funções de promotoras de saúde e bem-estar e indutoras de desenvolvimento. Precisam, contudo, funcionar em condições adequadas para oferecerem à população mais e melhores serviços.

Felizmente, no último ano, pudemos observar passos largos nessa direção. Assistimos ao amadurecimento e ao avanço de muitos dos programas de parcerias em parques: desde uma enorme quantidade de estudos para embasar e aprimorar esses instrumentos de gestão, nas três esferas de governo, com destaque para a renovação da concessão no Parque Nacional do Iguaçu, até o início efetivo de novas parcerias por todo o país.

O Parque Estadual Serra do Mar, em São Paulo, as unidades de conservação que constituem a Rota das Grutas Peter Lund, em Minas Gerais, e os parques nacionais da Serra Geral e de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, são alguns exemplos de iniciativas em estágio mais avançado e cuja concessão chegou a ser iniciada já em 2021.

Cabe destacar, ainda, o papel desempenhado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com quem temos tido a feliz oportunidade de atuar conjuntamente em um amplo programa de apoio a governos estaduais para a estruturação de parcerias em parques.

Essa efervescência da agenda também impulsionou a quantidade e qualidade de atores da iniciativa privada que adentraram esse setor, dispostos a desenvolvê-lo e catalisar todo o potencial de que os parques dispõem para a geração de oportunidades e desenvolvimento socioambiental. Um dos nossos estudos revelou que essa contribuição pode gerar até um milhão de empregos relacionados a toda a cadeia do turismo de natureza.

Esses e os outros benefícios proporcionados pelos parques precisam ser amplamente disseminados para que as pessoas se conscientizem de que dispõem de todo esse acervo e estabeleçam vínculos afetivos com essas áreas. Só assim agirão de forma a valorizá-las e protegê-las. Iniciativas como o SemeiaLive, a série Parques&Sociedade e o evento Parques do Brasil foram idealizadas para contribuir nessa direção, ao promover o diálogo e estimular a construção de olhares diversos sobre o nosso patrimônio ambiental.

Também nesse sentido, buscamos pensar essas áreas sob a perspectiva mais ampla da diversidade, de modo a transformá-las em espaços acolhedores para visitantes de todos os perfis. Deve-se considerar, por exemplo, as especificidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e de crianças e famílias.

E, para além desse trabalho voltado à promoção dos parques, no último ano também demos os primeiros passos no caminho da valorização de outras riquezas ambientais, desenvolvendo estudos para melhor compreender os desafios, oportunidades e gargalos para o avanço das concessões florestais e o potencial de valorização dos serviços ambientais nessas unidades de conservação.

Dessa forma, reforçamos nosso compromisso de estimular a inovação em processos nos quais o patrimônio ambiental brasileiro seja percebido e administrado como verdadeiro vetor de desenvolvimento socioeconômico, conservação da biodiversidade, saúde e bem-estar – uma abordagem que, necessariamente, passa pelo fortalecimento dos órgãos gestores e pela participação efetiva da sociedade como premissa imprescindível para a consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Imprescindível também é o papel desses espaços (e dos atores envolvidos em sua gestão) para ajudar o país a enfrentar os desafios climáticos. A cada ano, sentimos mais e mais as consequências nefastas do aquecimento global, com crescente perda de biodiversidade e alterações possivelmente irreversíveis nos ecossistemas, quadro ainda reforçado no Brasil pelos altos níveis de desmatamento verificado nos últimos anos.

Evitar a desconfiguração do SNUC e dos biomas por ele protegidos é fundamental para o nosso futuro e das próximas gerações. Viabilizar soluções econômicas escaláveis e baseadas na natureza também o é. Por isso, queremos fazer uso de nossas competências institucionais ora aplicadas a parques e colocá-las a serviço, também, do destravamento de parcerias em florestas, do desenvolvimento de instrumentos que facilitem o pagamento por serviços ambientais e o financiamento da recuperação de áreas degradadas, entre outros.

Após um ano como 2021, em que a agenda ambiental voltou ao palco principal dos debates globais, entendemos que nossa missão de inovar para promover a valorização do patrimônio natural brasileiro e dos serviços essenciais por ele oferecidos ganha ainda mais significado. Afinal, quanto mais pessoas se tornarem conscientes do relevante papel que parques e unidades de conservação desempenham para o equilíbrio e a resiliência do planeta, maior será a conexão da sociedade com esses espaços e a probabilidade de um futuro mais justo e sustentável, onde homem e natureza coexistam em verdadeira harmonia.

3.Ajudando governos a cuidar de parques

3.Ajudando governos a cuidar de parques

Um parque que passa a contar com algum modelo de parceria em sua gestão potencializa os benefícios que pode oferecer às pessoas. Da conservação da biodiversidade à geração de oportunidades de renda, lazer, saúde e bem-estar, muito mais se pode esperar do aprimoramento que as parcerias proporcionam à gestão, infraestrutura e serviços.

No último ano, o Semeia colaborou com projetos de concessão em mais de 60 parques (naturais e urbanos). Desses, 36 integram o Programa de Apoio aos Estados na Concessão em Unidades de Conservação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que, até então, contempla nove estados brasileiros.

Em todos esses projetos, tivemos a oportunidade de contribuir com o que temos feito há dez anos: apoiar governos de todas as esferas – federal, estadual e municipal – na estruturação e implementação de programas de parceria voltados à gestão e valorização dos parques brasileiros.

Por meio da cooperação com o BNDES, ampliamos a escala da nossa atuação. Ao conciliar nossa experiência acumulada com a capacidade do Banco de atuar no desenvolvimento de setores econômicos, alavancamos juntos o potencial dos parques brasileiros.


4.Apoio ao engajamento privado nas parcerias em parques

4.Apoio ao engajamento privado nas parcerias em parques

A promoção de espaços de interlocução com o setor privado é fundamental para ampliar a qualidade e a quantidade dos investimentos realizados nas parcerias para a gestão de parques. O sucesso das concessões depende, entre outros aspectos, da atração de atores dispostos a contribuir para catalisar o potencial que os parques possuem para a geração de oportunidades, desenvolvimento socioambiental, lazer, saúde e bem-estar.

Assim, organizamos e apoiamos mais de 100 encontros e reuniões de apresentação de projetos, a fim de oferecer um ambiente favorável à interação entre governos e potenciais concessionárias, de modo a disseminar o portfólio de oportunidades em parques brasileiros e promover o entendimento mútuo entre setor público e setor privado sobre as necessidades e interesses de todas as partes envolvidas nesse tipo de parceria, incluindo a sociedade.

Surgem, dessa maneira, soluções capazes de impulsionar as parcerias em parques, mesmo no contexto de restrições geradas pela pandemia. Observamos, com isso, o crescimento do setor, com a entrada efetiva de mais atores interessados em atuar nos parques e consolidar as parcerias como instrumento aliado da conservação da biodiversidade, do desenvolvimento socioeconômico e da valorização do patrimônio natural brasileiro, em uma relação simbiótica onde todos se beneficiam: população, governo e iniciativa privada.

5.Semeando conhecimento

5.Semeando conhecimento

Você sabia que os parques brasileiros podem gerar até um milhão de empregos e contribuir com cerca de 44 bilhões para o PIB do país? E que, com o esforço coordenado entre órgãos gestores, parceiros privados e sociedade, é possível começar a transformar os parques e outras unidades de conservação em espaços mais acolhedores para visitantes com necessidades específicas, como o público infantil e as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida?

Essas são algumas das temáticas apresentadas nas publicações que produzimos em 2021. Buscamos pensar os parques sob a perspectiva mais ampla da diversidade, de modo a contribuir para que sejam implementados e administrados sem perder de vista as demandas e interesses da sociedade. Entendemos que esses espaços podem se tornar solução para vários dos desafios que o país enfrenta e ainda enfrentará no futuro.

E quanto maior a produção e disseminação de dados, informação e conhecimento sobre parques e áreas verdes, maior será a qualidade do trabalho e da tomada de decisão dos atores que atuam direta ou indiretamente nesses espaços. Conhecimento de qualidade pode contribuir, também, para um maior envolvimento da sociedade com a agenda, promovendo a valorização dos parques e estimulando melhorias na gestão e na oferta de serviços.

No último ano, além das várias publicações, também tivemos a oportunidade de disseminar conhecimento por meio de cursos próprios e de iniciativas ministradas por outras instituições, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Oferecemos, ainda, capacitação técnica a governos que estão desenvolvendo projetos de parcerias para a gestão de parques, de modo a contribuir para uma maior chance de sucesso dessas iniciativas.


6.Inovação

6.Inovação

Para além do trabalho já tradicionalmente realizado na promoção de novos modelos para a gestão de parques, em 2021 trilhamos os primeiros passos no caminho pela valorização de outros ativos ambientais brasileiros. Considerando os desafios climáticos que o mundo enfrenta, a concepção e implantação de soluções inovadoras e sustentáveis tornam-se cada vez mais necessárias e urgentes para desacelerarmos o atual ritmo de mudança.

Acreditamos que as concessões florestais, assim como as áreas públicas não destinadas, podem ser um importante instrumento para a contribuição do Brasil com os objetivos e metas estipulados globalmente. Se tratada como ferramenta de política pública, elas serão de grande ajuda tanto na conservação da biodiversidade – com a eficiência na gestão sustentável dos ativos e na supressão de atividades ilegais – como no desenvolvimento local, com geração de oportunidades e outros benefícios para as comunidades do entorno.

Com isso, buscamos compreender os desafios, oportunidades e gargalos para o avanço das concessões florestais no país, de modo a obter uma visão sistêmica e definir onde o Semeia pode melhor colaborar. Foram identificados, ao todo, 30 gargalos, os quais podem ser classificados em categorias como financiamento e estruturação de contratos, comunicação e advocacy, poder de polícia, comunidade do entorno, governança pública, aspectos mercadológicos e pesquisa e desenvolvimento.

Em busca de mais conhecimento e visão ampla sobre o tema, e também por compartilhar os mesmos valores – trabalho em rede, transparência e promoção do desenvolvimento socioeconômico por meio de unidades de conservação –, passamos a integrar a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura em julho do último ano. Lá, temos participado mais ativamente de duas forças-tarefa: concessões florestais e pagamentos por serviços ambientais e créditos de carbono.

7.Engajamento com a causa

7.Engajamento com a causa

Transformar os parques em motivo de orgulho para brasileiras e brasileiros é a grande missão do Semeia. Para que isso aconteça, é essencial estimular a aproximação das pessoas com esses espaços e conscientizá-las sobre os grandes benefícios que eles podem gerar para a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento socioeconômico, a saúde e o bem-estar.

Atuamos em rede com diversos parceiros que também acreditam nesta causa e nos ajudam a disseminar informação e conhecimento sobre os parques, além de potencializar ações que promovam cada vez mais o envolvimento e a conexão das pessoas com esses espaços. No último ano, buscamos ampliar o alcance nos valendo de mais recursos para apresentar às pessoas a riqueza natural, histórica e cultural dos nossos parques – é o caso, por exemplo, do podcast “Te conto de um parque”.


Já imaginou quantas histórias incríveis estão guardadas nos parques e áreas protegidas do Brasil?

A primeira temporada, com seis episódios, é um convite para que brasileiras e brasileiros conheçam a riqueza natural, cultural e histórica de áreas protegidas importantes do país – da Amazônia à Mata Atlântica, do Pantanal à Caatinga. Também é uma oportunidade de conhecer alguns personagens em cada uma dessas áreas e ter vozes de pessoas viajantes que amam a natureza.

Episódio 1

Ouça agora: Deezer Logo Spotify Logo

Episódio 2

Ouça agora: Deezer Logo Spotify Logo

Episódio 3

Ouça agora: Deezer Logo Spotify Logo

Episódio 4

Ouça agora: Deezer Logo Spotify Logo

Episódio 5

Ouça agora: Deezer Logo Spotify Logo

Episódio 6

Ouça agora: Deezer Logo Spotify Logo

Episódio 4

Ouça agora: Deezer Logo Spotify Logo

Episódio 5

Ouça agora: Deezer Logo Spotify Logo

Episódio 6

Ouça agora: Deezer Logo Spotify Logo

O Semeia acredita que os parques devem ser fonte de riqueza para o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico, além de colaborar de forma mais efetiva para a conservação da biodiversidade. Para que isso seja possível, buscamos pautar nossa atuação no mapeamento e compartilhamento de melhores práticas e aprendizados gerados por experiências exitosas, locais e internacionais. O evento Parques do Brasil é o espaço de convergência dessas ideias e casos de sucesso.

Em 2021, devido às restrições impostas pela pandemia, o evento foi realizado de forma integralmente online, nos dias 09 e 10 de junho, com transmissão pelo Youtube. A iniciativa contou com a participação de 21 palestrantes, distribuídos em seis painéis, e atingiu mais de 3500 visualizações. Sua programação lançou luz sobre temas como desenvolvimento sustentável, parques como vetores de desenvolvimento e de valorização do patrimônio natural brasileiro, o papel da natureza para a saúde no contexto de pós-pandemia, entre outros.


Angela Kuczach

Angela Kuczach

Rede Pró-UC

Saiba mais
Arthur Ramos

Arthur Ramos

BCG

Saiba mais
Bebel Barros

Bebel Barros

Instituto Alana

Saiba mais
Camila Costa

Camila Costa

BNDES

Saiba mais
Cláudio Pádua

Cláudio Pádua

Parquetur

Saiba mais
Daniel Becker

Daniel Becker

Pediatra

Saiba mais
Dennis Hyde

Dennis Hyde

Entre Parques BR

Saiba mais
Evelyn Santos

Evelyn Santos

UNOPS do Brasil

Saiba mais
Fernando Pieroni

Fernando Pieroni

Instituto Semeia

Saiba mais
Guilherme Passos

Guilherme Passos

Instituto Semeia

Saiba mais
Jens Brüggemann

Jens Brüggemann

GIZ Brasil

Saiba mais
Jorge Caldeira

Jorge Caldeira

Escritor

Saiba mais
Lana Pinheiro

Lana Pinheiro

Isto é

Saiba mais
Letícia Alves

Letícia Alves

Entre Parques BR

Saiba mais
Livia Alen

Livia Alen

ONU Mulheres do Brasil

Saiba mais
Márcia Hirota

Márcia Hirota

Fundação SOS Mata Atlântica

Saiba mais
Maurício Ye’kwana

Maurício Ye’kwana

Associação Hutukara Yanomami

Saiba mais
Pedro Passos

Pedro Passos

Instituto Semeia

Saiba mais
Petria Chaves

Petria Chaves

Rádio CBN

Saiba mais
Renato Casagrande

Renato Casagrande

Governador do Espírito Santo

Saiba mais
Ricardo Gonzalez

Ricardo Gonzalez

Movimento Praia para Todos

Saiba mais
Rubens Ricupero

Rubens Ricupero

Ex-Ministro do Meio Ambiente e Diplomata

Saiba mais

Para promover diálogos inspiradores sobre parques, saúde e sociedade entre os mais diversos públicos envolvidos ou interessados nesta agenda, em 2021 demos continuidade à série de webinars SemeiaLive. A iniciativa contou com a realização de 15 encontros online, transmitidos pelo canal do Semeia no Youtube e Facebook, e reuniu especialistas de diferentes áreas que abordaram temas relacionados aos benefícios dos parques para a saúde e qualidade de vida, ao uso público dessas áreas, entre outros.

A edição 2021 da campanha Um Dia no Parque aconteceu em julho (mês do aniversário de criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC) e buscou dar visibilidade a histórias de vínculo com as unidades de conservação.

Para isso, incentivou o compartilhamento de depoimentos que contassem experiências de pessoas que se apaixonaram por uma determinada área ou uma história marcante que vivenciaram no parque. O público teve a oportunidade de enviar depoimentos via e-mail ou postar nas redes sociais com a hashtag #umdianoparque, a qual foi utilizada para identificar as manifestações online.

Também foi possível participar da campanha interagindo diretamente com o parque escolhido por meio dos eventos online. O Parque Nacional de São Joaquim, por exemplo, promoveu um debate sobre como o clima influencia a visitação, quais seus efeitos para o ecoturismo e seus benefícios à rede hoteleira, setores de alimentação e turismo local.

A campanha é promovida anualmente pela Coalizão Pró-UC, da qual o Semeia faz parte.

Participação em eventos

A construção de uma agenda comum e positiva para os parques brasileiros demanda, sobremaneira, a promoção de diálogos entre os mais diversos públicos envolvidos nesta causa.

Mesmo em meio às limitações do contexto de pandemia, que impossibilitaram o contato presencial entre as pessoas, participamos de diversos fóruns on-line que contribuíram para fomentar a interação e a troca de conhecimento sobre os parques e seus modelos de gestão.


Veja, a seguir, os eventos dos quais participamos em 2021:

Eventos dos quais participamos em 2021

Confira os principais eventos em que o Semeia esteve presente:

Eventos em que o Semeia esteve presente Eventos em que o Semeia esteve presente

Engajamento Além da Causa

Como organização da sociedade civil que atua pela valorização dos parques brasileiros – e, por meio deles, pela qualidade de vida e bem-estar das pessoas –, entendemos a real necessidade de continuarmos agindo em prol da saúde coletiva, a partir de uma causa que emergiu em 2020 e ainda se faz presente no nosso : a pandemia de Covid-19. Por isso, para além das nossas atividades regulares, nos últimos dois anos unimos esforços a iniciativas focadas em minimizar os efeitos da pandemia em nosso país.

8.Semeia na mídia

8.Semeia na mídia

Acreditamos que a imprensa, juntamente com o trabalho em outras mídias, é fundamental para sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a grande importância dos parques para a conservação da biodiversidade e a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento socioeconômico do país. A possibilidade de visitar e se apaixonar pelo nosso patrimônio natural precisa figurar entre as notícias e reportagens que preenchem o dia a dia das pessoas.

Os parques proporcionam uma miríade de benefícios e, para que de fato recebam o reconhecimento que merecem, é necessário que as contribuições oferecidas e as belezas naturais que abrigam sejam amplamente disseminadas. Somente quando as pessoas souberem que dispõem de todo esse acervo, poderão estabelecer vínculos afetivos com os parques e, assim, agirão de forma a valorizá-los e protegê-los.

9.Parcerias institucionais

9.Parcerias institucionais

A atuação em rede permite a construção e a implementação de ações intersetoriais, criando um caminho de diálogo entre os diferentes campos, o que enriquece e dá escala às ações realizadas.

No último ano, a união de esforços foi, mais uma vez, fundamental para continuar o nosso trabalho de impacto voltado ao aprimoramento da gestão dos parques brasileiros e à valorização do nosso patrimônio natural.

Por meio de parcerias com diferentes atores, desenvolvemos iniciativas que lançaram luz sobre temas emergentes e estruturais relacionados à promoção e valorização de áreas protegidas do Brasil.


Logo BNDES

Acordo de Cooperação Técnica para a concepção e estruturação de projetos de concessão em nove estados e 36 parques brasileiros.

Saiba mais
Logo Coalizão Brasil

Atuação em conjunto para promover a sinergia entre as agendas de proteção, conservação, uso sustentável das florestas e adaptação às mudanças climáticas.

Saiba mais
Logo Unidos Cuidamos

Articulação sistemática para defesa das unidades de conservação brasileiras e realização da campanha “Um Dia no Parque” pela valorização dessas áreas.

Saiba mais
Logo Colorado State University

Ações voltadas à disseminação de conhecimento sobre planejamento e gestão do uso público para a sociedade civil e as equipes gestoras de parques.

Saiba mais
Logo GIZ

Realização do projeto “Fortalecendo a conexão entre a sociedade brasileira e as áreas protegidas: iniciativas para a conscientização sobre os benefícios da natureza e do SNUC”.

Saiba mais
Logo UNOPS

Lançamento da edição em inglês da publicação “Parques Para Todas e Todos – Sugestões para a Implantação de Parques Urbanos com Perspectiva de Gênero”.

Saiba mais
Logo Colorado State University

Ações voltadas à disseminação de conhecimento sobre planejamento e gestão do uso público para a sociedade civil e as equipes gestoras de parques.

Saiba mais
Logo GIZ

Realização do projeto “Fortalecendo a conexão entre a sociedade brasileira e as áreas protegidas: iniciativas para a conscientização sobre os benefícios da natureza e do SNUC”.

Saiba mais
Logo UNOPS

Lançamento da edição em inglês da publicação “Parques Para Todas e Todos – Sugestões para a Implantação de Parques Urbanos com Perspectiva de Gênero”.

Saiba mais

10.Resultados econômico-financeiros

9.Resultados econômico-financeiros

Aplicação de recursos

No ano de 2021, obtivemos uma economia de 12% em relação ao valor orçado para o período. As despesas administrativas foram reduzidas em 5%, reflexo do regime de teletrabalho adotado integralmente e do fechamento do nosso escritório.

Em contrapartida, aumentamos em 6% a aplicação de recursos em atividades finalísticas. Embora na maior parte do ano mantivemos a realização das atividades de forma remota, valendo-se de videoconferência, foi possível retomar, parcialmente, reuniões e visitas a campo a partir do segundo semestre.

Demonstrativo de Valor Adicionado

Parecer da Auditoria

Prezamos pela transparência em todos os nossos processos de gestão. Por isso, adotamos as melhores práticas de governança organizacional e, anualmente, nossos resultados são auditados e reportados.

Prezamos pela transparência em todos os nossos processos de gestão. Por isso, adotamos as melhores práticas de governança organizacional e, anualmente, nossos resultados são auditados e reportados. Clique aqui e veja o parecer da auditoria realizada em 2021.

Clique aqui e veja o parecer da auditoria realizada em 2021.

11.Expediente

11.Expediente

Conselho

Pedro Luiz Barreiros Passos

Fundador do Semeia, Pedro participa de diferentes conselhos e entidades dedicados ao desenvolvimento industrial e social do país, sendo presidente da Fundação S.O.S. Mata Atlântica desde 2013. Fundou também a Natura, de cujo Conselho de Administração é hoje copresidente. É formado em engenharia de produção pela USP e em administração de empresas pela FGV.

Guilherme Ruggiero
Passos

Formado em Engenharia de Produção pela USP com MBA pela London Business School, Guilherme é gestor da Anima Investimentos, escritório de gestão patrimonial. Anteriormente, trabalhou na Pragma Patrimônio e na Bain & Company.

Fábio Tran

Diretor da Omidyar Network, Fábio co-lidera os investimentos em educação na América Latina, com ênfase no Brasil. Anteriormente, trabalhou na Rocket Internet, assumindo diferentes posições de liderança no portfólio de consumer tech na América Latina e Europa. Atuou, também, como diretor-executivo da Fundação Estudar.

Lucilene Prado

Advogada com atuação em direito empresarial e tributário, foi diretora jurídica da Natura e atualmente é sócia do escritório Derraik e Menezes Advogados. É professora do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) e preside os Conselhos Fiscais do Instituto Natura e da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade).

Equipe

Adriano Sundfeld

/

Projetos

Afonso Ribeiro

/

Comunicação

Barbára Matos

/

Projetos

Fernando Pieroni

/

Diretor-Presidente

Joice Tolentino

/

Comunicação e Relacionamento

Karina Dominici

/

Projetos

Lorena Assis

/

Administrativo-Financeiro

Mariana Haddad

/

Conhecimento

Maurício Appolinário

/

Administrativo-Financeiro

Olavo Makiyama

/

Projetos

Rodrigo Góes

/

Projetos

Stefanie Saturnino

/

Projetos

Colaboradores externos

O Semeia trabalha com empresas contratadas para a realização de atividades específicas relacionadas à gestão institucional e ao desenvolvimento de projetos.

Consultores:
Carlos Falcão | Kleriston Karlos | Mauro Castex

Estudos técnicos:
Boston Consulting Group | Havine Research

Audiovisual:
3Film | 8 Milímetros | Compasso Coolab | Volpe Deejay

Assessoria de imprensa:
Tamer Comunicação Empresarial

Contabilidade:
RGM

Design e Comunicação Digital:
Ativ Green

Gestão de Recursos Humanos:
Bordin

Tecnologia da Informação:
Trivor

Consultoria Jurídica:
Derraik & Menezes Advogados Associados

Auditoria:
Audisa

Siga-nos também pelas nossas redes sociais

semeia.org.br

Créditos

Capa
Imagens gentilmente cedidas pela 3Film Produtora Audiovisual.

1. Quem somos
Capa:
Parque Nacional Iguaçu (PR) | Mostovyi Sergii Igorevich

2. Mensagem do Conselho e do Diretor-presidente
Capa:
Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) | Marcio Pascale

3. Ajudando governos a cuidar de parques
Capa:
Parque Nacional de Itatiaia (RJ) | Vitor Marigo

Governo Federal:
Parque Nacional Iguaçu (PR) | Bhmartimiano / CC BY-SA 3.0

Bahia:
Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (BA) | Dudamedeirosss / CC BY-SA 4.0

Goiás:
Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (GO) | Corel2403 / CC BY-SA 4.0

Mato Grosso:
Parque Estadual da Serra Azul (MT) | Edevilson / CC BY-SA 3.0

Mato Grosso do Sul:
Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (MS) | Erick Caldas Xavier / CC BY-SA 4.0

Minas Gerais:
Parque Estadual do Ibitipoca (MG) | Thiago Gonçalves / CC BY-SA 3.0

Pernambuco:
Parque Estadual Dois Irmãos (PE) | Leeto Araújo / CC BY-SA 4.0

Rio Grande do Sul:
Parque Estadual do Caracol (RS) | Tiago Fioreze / CC BY-SA 3.0

Santa Catarina:
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (SC) | Thomas Lehmann / CC BY-SA 4.0

Estado de São Paulo:
Parque Estadual da Cantareira (SP) | Sturm / CC BY-SA 4.0

Tocantins:
Parque Estadual do Jalapão (TO) | João D'Andretta / CC BY-SA 4.0

Belo Horizonte:
Conjunto Arquitetônico da Pampulha (MG) | Tuami Pricila Matielo / CC BY-SA 4.0

Porto Alegre:
Parque da Redenção (RS) | Paulo RS Menezes / CC BY-SA 3.0

Recife:
Rio Capibaribe (PE) | marcusrg / CC BY-SA 2.0

São José dos Campos:
Parque Roberto Burle Marx - Parque da Cidade (SP) | Mike Peel / CC BY-SA 4.0

Prefeitura de São Paulo:
Parque Tenente Siqueira Campos - Trianon (SP) | Vinícius Lecci / CC BY-SA 4.0

4. Apoio ao engajamento privado nas parcerias em parques
Capa:
Parque Vale da Ferradura (RS) | Vitor Marigo

Encontro com concessionários de parques:
Floresta Nacional de Negreiros (PE) | Bart vanDorp / CC BY-SA 2.0

Articulação com entidades setoriais:
Parque Estadual Carlos Botelho (SP) | Vladson Braulino Nunes / CC BY-SA 3.0

5. Semeando conhecimento
Capa:
PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (SP) | Andre Daffara / CC BY-SA 4.0

6. Engajamento com a causa
Capa:
Floresta Nacional do Tapajós (PA) | Leonardo Miilano/Agência Amazônia Real / CC BY-SA 4.0

Carrossel 1:
Parque Estadual da Cantareira (SP) | Giorgioglobe / CC BY-SA 4.0

Carrossel 2:
Parque Estadual de Terra Ronca (GO) | Rafael Rodrigues Camargo / CC BY-SA 4.0

Carrossel 3:
Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (GO) | Kmlosguimaraes / CC BY-SA 4.0

7. Engajamento com a causa
Capa:
Parque Nacional de Itatiaia (RJ) | Vitor Marigo

Parques do Brasil:
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) | integracaochapadadosguimaraes / CC BY 2.0

SemeiaLive:
Parque Estadual da Serra Azul (MT) | Franciellyfpm / CC BY-SA 4.0

Engajamento Além da Causa:
Parque Estadual da Costa do Sol (RJ) | Odemilson / CC BY-SA 4.0

8. Semeia na mídia
Capa:
Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense (MT) | Sergio de Araujo Pereira

9. Parcerias institucionais
Capa:
Parque Estadual de Vila Velha (PR) | Ricardo de O. Lemos

10. Resultados econômico-financeiros
Capa:
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) | Fred Cardoso

11. Expediente
Capa:
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE) | Rodrigo S. Coelho